Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil, lançam os resultados da Pesquisa Nacional do Varejo Online.
A pesquisa revela o cenário nacional do varejo online se tornando uma grande fonte de comparação de mercado, principalmente por reunir todos os tipos de players e operações.
O link para download completo está disponível no final deste artigo.
– 50% dos e-commerces chamados “pure players” (que atuam somente no online) apresentaram lucro no período da pesquisa;
– 76% das lojas online têm suas sedes nas regiões Sudeste/Sul, mas o Nordeste já sedia 12% o que demostra o crescimento das vendas feitas para esta região via e-commerce;
– A taxa de conversão se manteve estável (1,5%);
– Houve redução na taxa de abandono do carrinho (34%) o que demostra, também, a maturidade do comprador online que está mais consciente do seu orçamento e do produto/serviço que necessita;


Por outro lado, a pesquisa revela que 43% dos lojistas não possuem estratégias de fidelização de clientes, 20% deles oferecem cupons de desconto para clientes fieis, 17% oferecem descontos progressivos, entre outras estratégias.
A tributação foi a principal dificuldade relatada pelos lojistas, seguida por Logística (2º) e Marketing (3º).


Além dessas informações, a pesquisa ainda mostra dados sobre o que os varejistas consideram como seus diferenciais competitivos, faturamento, idade média das lojas físicas com e-commerce, tendências sobre investimentos.
A pesquisa está sendo divulgada durante o Fórum E-Commerce Brasil no Transamerica em São Paulo.
Clique aqui para baixar o relatório completo em formato .pptx (Power Point ou similar)
Fonte: E-Commerce Brasil